quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Actividade I - Parte I - Jogo do Stop

Parte I - Jogo do Stop
Regras e pontuações:
 As crianças primeiramente escolhem quem será a primeira Criança - Letra. O jogador que estiver à esquerda dessa criança - Letra será o Mr. Stop.
A 1ª Criança - Letra diz “A de Água” em voz alta e depois vai percorrendo mentalmente o restante alfabeto (B, C, D, E, F, …), incluindo as letras K, W e Y. Quando o Mr. Stop achar conveniente, diz em voz alta STOP (pára, em inglês). A Criança - Letra revela então qual era a letra em que estava a pensar no exacto momento em que foi dito STOP.
Caso a Criança - Letra chegue ao Z sem o Mr. Stop ter dito STOP, a Criança - Letra volta a dizer “A de Água” em voz alta e a percorrer mentalmente o restante alfabeto.
Assim, que a Criança - Letra revelar a letra da Jogada, imediatamente todos os jogadores a escreverão na coluna das Letras e preencherão as restantes casas com os nomes de alimentos iniciados com essa letra em cada uma das colunas. Cada coluna refere-se a uma Fatia da Roda dos Alimentos. Por exemplo, se a letra da jogada for a letra B, poder-se-á escrever Batata na coluna dos Cereais e derivados & tubérculos, Beterraba nos Hortícolas, Banana nas Frutas e assim sucessivamente…
Pode acontecer que não existam alimentos de uma certa Fatia cujo nome se inicie com a letra em jogo ou dos quais ninguém se lembra. É importante que se estabeleça, portanto, um tempo - limite para a Jogada. Propomos que seja de 2 minutos, mas as crianças poderão decidir antes de começarem a jogar qual o tempo - limite em cada jogada. A presença de um cronómetro ou relógio é indispensável.
Terminada a jogada, passa-se à jogada seguinte com o Mr. Stop a transformar-se agora no Criança - Letra e o jogador à sua esquerda no novo Mr. Stop. Deste modo, as funções dos jogadores vão rodando no sentido dos ponteiros do relógio.
Assim que um jogador acaba de preencher as casas daquela jogada (isto é, preencheu todas as casas com um nome de um alimento pertencente a cada uma das fatias da Roda dos Alimentos ou não se lembra de nenhum alimento para escrever nas casas que lhe faltam), diz em voz alta STOP! A partir desse momento, todos os outros jogadores param de preencher as suas folhas e será feita a contagem de pontos daquela jogada. Caso ninguém diga STOP, passado o tempo-limite definido, o Mr. Stop diz STOP por Limite de Tempo em voz alta.
As casas que não foram preenchidas pontuam 0 pontos. As respostas cujo alimento não comece com a letra da jogada pontuam 0 pontos (ex. foi escrito Nectarina, quando se estava a jogar com a letra M). As respostas cujo alimento não pertençam àquela coluna pontuam 0 pontos (ex. foi colocado Morango na coluna dos Lacticínios). As respostas que não sejam alimentos pontuam 0 pontos (ex. foi respondido Mesa).
As respostas originais pontuam 10 pontos (ex. só um jogador escreveu Morango em Frutas, ao jogar a Letra M). As respostas repetidas pontuam 5 pontos (ex. mais de um jogador escreveu Morango em Frutas, ao jogar a letra M).
Somam-se os pontos de cada casa e escreve-se o total dessa jogada na última casa da linha.
Ganha quem no final das 10 jogadas, tiver obtido mais pontos.





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